Dicas para quem está a procura de Emprego ou Trabalho

O primeiro ponto é não ficar somente procurando vagas em sites de emprego, jornais ou nas redes sociais.

Você precisa aprender a se divulgar.

Antes de pensar em como se divulgar é preciso criar LEADS. O que é um LEAD? Lead é um contato, pode ser um email, telefone, perfil de rede social, etc, o importante é saber identificar o perfil deste lead para poder direcionar o que, e como enviar a sua divulgação.



Você deve dividir os leads em categorias: família, contatos, clientes, amigos, ou pelos segmentos que você quer atuar.

Se a sua experiencia ou vontade for atuar em Biblioteca Escolar, todas as bibliotecas da sua região serão LEADS.

Para cada categoria será um tipo de mensagem.

Outro ponto importante é que antes da divulgação é preciso desenvolver autoridade, reconhecimento, relacionamento e engajamento.

Ninguém gosta daquele amigo que só liga quando precisa pedir algo, ou aqueles emails ou telefonemas que estão sempre vendendo algo.

Autoridade/Reconhecimento, você desenvolve sendo referência no seu campo de atuação, isto é uma avaliação externa, não adianta se apresentar como autoridade se somente você acha isto. O seu numero de seguidores nas redes sociais pode ser um termômetro da sua autoridade/reconhecimento, desde que você as utilize para difundir suas ideias, projetos, trabalhos. Não adianta usar a rede social apenas para divulgar as festas e passeios que você foi, por isto é importante saber utilizar as redes sociais, que são praticamente gratuitas, para a sua divulgação profissional.

Relacionamento/Engajamento é construído através de suas postagens, artigos, participações em eventos profissionais ou sociais. É estar disponível a ajudar, dar dicas sem pedir algum retorno direto pela ação.

Outro ponto importante é sair da zona de conforto: costumamos visitar sempre os mesmos locais e amigos.

Na biblioteconomia temos a mania de ir apenas nos eventos da nossa área e preparar trabalhos apenas para os eventos da nossa área, quando na maioria das vezes o público que precisa dos nossos serviços estão em eventos de outras áreas. Cada um deve procurar identificar eventos onde está o seu possível cliente/ empregador e desenvolver estrategias de participação.

Divulgar que faz trabalhos de referencia bibliográfica, normalização de trabalhos, em grupos de bibliotecários é chover no molhado.

A divulgação mais básica é um cartão profissional, que você entrega em uma conversa pessoal quando a pessoa demonstra interesse na sua atividade profissional.

Desenvolva a sua apresentação pessoal “elevator pitch”, é aquela resposta de no máximo 1 minuto que você usa quanto te perguntam: “O que você faz?” “No que você trabalha?”

Precisamos aprender a definir o nosso “mercado”, o perfil de quem precisa dos nossos serviços/produtos e em cima disto definir as melhores estratégias de divulgação, mas antes de divulgar é preciso construir um relacionamento com este mercado.

O mercado atual tem muitos desempregados, por isto é necessário ter iniciativa e aprender a criar oportunidades e desenvolver estratégias que nos deem destaque neste ambiente concorrido.

www.nelsonoliveiradasilva.com.br/cursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *