Terceirização na Biblioteconomia

O governo do estado do Maranhão lançou Pregão Presencial n° 016/2018 para a contratação de 188 bibliotecários que irão atuar em 94 Faróis do Saber. A abertura das propostas será no dia 12.04.2018.

Pelo Edital o governo do Maranhão pagara para a empresa ganhadora o máximo de R$ 7.067,11 mensalmente para cada bibliotecário contratado.

Este tipo de contratação, que já é utilizada nas Bibliotecas Parques do RJ, é muito danosa para o profissional, ficamos dependentes de empresas de terceirização de mão de obra, que irão pagar o mínimo possível para maximizar seus lucros.

A empresa precisa comprovar experiência na área e estar cadastrada no Conselho Regional do Maranhão.

Os estados não querem mais fazer concursos públicos , seria mais proveitoso se houvessem mais empresas de bibliotecários, e que fosse possível concorrer (apresentar proposta) para um farol específico.

É necessário cada vez mais a abertura de empresas por bibliotecários, a terceirização irá aumentar cada vez mais e não precisamos ser “explorados” por empresas que não entendem nada da nossa área e estão apenas atrás do lucro.

É preciso também um trabalho junto aos governos e legislação, pois os editais sempre privilegiam as empresas de grande porte que conseguem comprovar capacidade financeira para contratar um grande número de funcionários, mas isto já esta comprovado que não garante boas condições de trabalho, nem que todos os direitos trabalhistas serão respeitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *