Aprenda a fazer investimentos para sua aposentadoria

Aprenda a fazer investimentos para sua aposentadoria

            Figura 1: Tempo é dinheiro

                                                           Fonte: Página do Pixabay¹

   ___________________________

 ¹Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/tempo-%C3%A9-dinheiro-1059987/>. Acesso em: 19 dez. 2019.

            A pergunta que faço é: Quantos anos você tem? Não ache que a pergunta seja deselegante. Na verdade é para saber se você está próximo(a) da sua aposentadoria ou no início da sua vida  profissional.

            Outra pergunta: você já planejou a sua aposentadoria? Você contribui para a Previdência Social (INSS)? Saiba que quando você se aposentar, a sua renda cairá pela metade e o que recebe hoje muitas vezes não será proporcional e terá que recorrer a outras formas de ganhos para manter seu padrão de vida.

            Com a mudança de cenário da Reforma da Previdência, com várias regras e esse é o momento para fazer algo diferente para a sua vida.

             Já parou para pensar que pode começar a poupar para sua outra aposentadoria sem depender da previdência privada? O início é difícil porque vai exigir determinação, foco e paciência. E para  que isso possa aconteça é necessário AGIR para começar. Separe uma porcentagem que não irá comprometer seu salário e destine para o seu futuro todos os meses. E ai, vem a outra pergunta, onde colocar esse dinheiro?  Existem inúmeros investimentos que hoje estão disponíveis para todos. Dentre eles a Renda Fixa ou Renda Variável. Basta escolher o que se adqua ao seu perfil.

            Alguns investimentos serão citados:  na modalidade de Renda Fixa existem o Tesouro Direto são títulos públicos que é emitido pelo Governo Federal (existem vários títulos com vencimentos diferentes para objetivos diferentes começando a partir de R$30,00), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de crédito do Agronegócio), CDB (Certificado de Depósito Bancário) são emitidas por bancos, o rendimento será recebido quando acontecer o vencimento da sua aplicação e têm a garantia do FGC ( Fundo Garantidor de Crédito) em até R$ 250 mil, por CPF, caso o banco venha a declare falência, você receberá o seu dinheiro de volta.  Basta abrir uma conta em uma corretora que está listada no site do Tesouro Nacional.  Já a Renda Variável existem inúmeros investimentos e os mais famosos são Ações, Fundos Imobiliários, Fundos Multimercados, Fundos de Ações. Essas modalidades não tem proteção do Fundo Garantidor de Crédito e requer estudo e análise do seu perfil, seu rendimento é chamado de proventos(dividendos, bonificação, direita de subscrição, juros de capital próprio e outros).

            Antes de começar os seus investimentos, estude seu perfil se é conservador, moderador, arrojado, feito isso, COMECE. O investimento é a forma mais tranquila de ter uma outra renda passiva sem depender do Governo. Quanto mais cedo começar, mas rápido atingirá seu objetivo.

            Tire suas dúvidas sobre investimentos, renda fixa, renda variável, perfil do investidor, liberdade financeira, reserva de oportunidade, orçamento, sair das dívidas, planejamento para a aposentadoria, dinheiro em geral, pelo e-mail annapaz.educadorafinanceira@gmail.com.

Anna Nathalia Bandeira do Nascimento Paz, Bibliotecária e Educadora Financeira.
Instagram: @anna.n.paz

Facebook: Anna Nathalia Paz

Linkedin:  linkedin.com/in/anna-paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *